Concurso – Desafios Sustentáveis Biomas do Estado de São Paulo

 

Parabéns a todos os envolvidos . 

O aplicativo Eco Save da E.E Prof.º Francisco de Souza Mello ficou em 3º lugar .
Confira aqui a premiação

 

 




Desafios Sustentáveis: aberta votação online para eleger o melhor aplicativo

 

Está aberta a votação online para eleger a melhor ideia de aplicativo desenvolvido por estudantes da rede para a conservação e preservação dos biomas paulistas. Até 20 de novembro, toda a comunidade escolar é convidada a votar no melhor “app” do concurso “Desafios Sustentáveis – Biomas  do Estado de São Paulo” -uma iniciativa das secretarias da Educação e do Meio Ambiente, da Polícia Ambiental, em parceria com o Google e a Microsoft.

São 10 finalistas que representam as escolas de Adamantina, Barretos, Catanduva, Jacareí, Miracatu, Mogi das Cruzes, São Paulo, São João da Boa Vista e Taquaritinga.

Para a escolha dos apps finalistas, especialistas avaliaram: pertinência entre o aplicativo e o tema proposto (qualidade, criatividade, originalidade); a experiência do usuário (facilidade de uso, design e funcionalidades); e o impacto na comunidade escolar (potencial de promoção de atuação conjunta entre sociedade e Estado).

Os alunos responsáveis pelos três aplicativos mais votados serão premiados com notebooks e workshop de desenvolvimento de aplicativos. Os vencedores serão conhecidos até 24 de novembro.

A votação está disponível no link:

https://sed.educacao.sp.gov.br/votacaoonline/VotacaoDesafiosSustentaveis




Aplicativos selecionados pela Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes para  representá-la no Concurso Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo (Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis) foi desenvolvido por alunos da E.E Profº. Francisco de Souza Mello e E.E Profª Adelaide Maria de Barros.



Clique na figura para baixar o aquivo APK (extensão)


DADOS DO APLICATIVO 

ESCOLA – E.E Profº. Francisco de Souza Mello
PROFESSOR ORIENTADOR – Vinicius Trettel Rodrigues
NOME DO GRUPO DESENVOLVEDOR – The Five
NOME DO APLICATIVO – Eco Save

INTEGRANTES DO GRUPO DESENVOLVEDOR

  1. Akilles Yuri Vieir Nakabori
  2. Breno Machado Vicente
  3. Felipe Matheus Rodrigues de Oliveira
  4. Luana Neves da Silva
  5. Kayan Reinaldo Andrade

 

DETALHAMENTO DO APLICATIVO : 

O aplicativo tem por objetivo sensibilizar os usuários quanto a situação do meio ambiente e os impactos ambientais do estado de São Paulo e sua biodiversidade, levando a criança do entretenimento para o conhecimento. A cada fase do jogo, os jogadores receberão novas informações sobre o tema e o processo de aprendizagem desta abordagem será garantida.

O Aplicativo tem como público alvo os estudantes do ciclo fundamental l, podendo expandir para o ciclo II. Acreditamos que a criança interagindo com o aplicativo colabore com a consciência ambiental, a biodiversidade e vulnerabilidade relacionadas, devendo desenvolver a afetividade da criança com relação ao recurso.



Conheça o Aplicativo desenvolvido –  Saiba como instalar 

Tutorial :  como Instalar aplicativos APK em seu celular 

 

Observação: Caso queira instalar este aplicativo no seu computador , digite o seguinte texto “EMULAR ANDROID NO COMPUTADOR” no YouTube para ter acesso a diversos tutoriais com o passo a passo.  





DADOS DO APLICATIVO 

 

ESCOLA – E.E Profª Adelaide Maria de Barrros
PROFESSOR ORIENTADOR – Mário Ferreira e Cleonice de Siqueira
NOME DO GRUPO DESENVOLVEDOR –  “ TOPFIVE ”
NOME DO APLICATIVO – Attention Fire

INTEGRANTES DO GRUPO DESENVOLVEDOR

  1. Wesley de Oliveira Santos
  2. Luiz Gustavo Teixeira
  3. Giulia Pamella dos Santos
  4. Thomas  Welington Meirelles 
  5. Luana Bernardino Sabino dos Santos

 

DETALHAMENTO DO APLICATIVO : 

O APP informa o local exato, por GPS, enviando uma foto ou vídeo do foco de incêndio ou desmatamento para as autoridades competentes (corpo de Bombeiro ou Policia florestal). O aplicativo tem expectativa de reduzir consideradamente a quantidade de desmatamento e incêndios através da ampliação da atuação do número de pessoas que tenham um mínimo de preocupação com o meio ambiente e da extrema facilidade de utilização do aplicativo

 




COMUNICADO

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o apoio do Programa Nascentes, da Secretaria do Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, promove o Concurso de Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, que integra o Projeto Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo.

Considerando a necessidade de construção de políticas públicas de forma participativa, o concurso tem o intuito de convidar alunos(as), professores(as), gestores(as) e demais profissionais envolvidos na Educação Básica e comunidade escolar a participar da iniciativa que visa contribuir com a conservação e preservação dos biomas do Estado de São Paulo.

A proposta do concurso de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, que integra o Projeto Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo consiste em um processo de sensibilização e mobilização dos (as) alunos (as), professores (as), gestores (as) e comunidade escolar acerca da realidade socioambiental. A partir dos temas geradores: biodiversidade, água, energia, consumo e resíduos, as equipes de alunos (as) e os respectivos professores(as) orientadores(as) são convidados a elaborarem aplicativos que dialoguem com o tema proposto, e que tenham relevância em suas comunidades escolares.

Espera-se com essa iniciativa que os participantes se envolvam com os conteúdos abordados no currículo escolar de forma interativa, dinâmica, atrativa e lúdica.

Para mais informações acesse: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=0103

Solicitamos que esse comunicado seja divulgado à todas as Unidades Escolares.

Agradecemos e nos mantemos à disposição.

Atenciosamente.

CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional