SERVIÇO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA – SEINTEC
Vanderson Parreira do Nascimento
Chefe de Serviço
demgcnit@educacao.sp.gov.br
SEÇÃO DE TECNOLOGIA – SETEC
Felipe Rodrigues de Oliveira
Chefe de Seção
Para relação de contatos, clique aqui.
Atribuições: RESOLUÇÃO SEDUC N° 108, DE 28 DE JULHO DE 2025, Subseção III – Dos Serviços e Seções, Artigos 138 e 139
● SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE ACESSO – PORTALNET (FORMULÁRIO)
● ABERTURA DE OCORRÊNCIA NO PORTAL DE ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO
● SOLICITAÇÃO DE VERIFICAÇÃO E REPARO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA COM O SEINTEC
● ACIONAMENTO DE GARANTIA – EQUIPAMENTOS
● PROBLEMAS DE ACESSO AOS E-MAILS INSTITUCIONAIS
● TUTORIAL DE ACESSO ÀS REDES WI-FI DISPONIBILIZADAS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
● PROGRAMA INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA
● WHATSAPP BUSINESS – ADICIONAR NÚMERO FIXO
SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE ACESSO – PORTALNET (FORMULÁRIO)
Atenção! Para que a solicitação seja atendida, deverá estar com a funcional atualizada na SED.
ABERTURA DE OCORRÊNCIA NO PORTAL DE ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO
Caso esteja com algum problema, poderá verificar, solicitar ajudar ou abrir ocorrência no portal de atendimento: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/
Utilize o tutorial abaixo para verificar como realizar a abertura e acompanhamento.
TUTORIAL PARA A ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE OCORRÊNCIAS
SOLICITAÇÃO DE VERIFICAÇÃO E REPARO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA COM O SEINTEC
Preencha o formulário de solicitação a seguir. É necessário baixar e preencher a planilha disponibilizada com os dados de todos os equipamentos e então enviar. Entraremos em contato após a análise da solicitação.
FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO
ACIONAMENTO DE GARANTIA – EQUIPAMENTOS
FORNECEDOR | ITEM | CONTATO | DURAÇÃO DA GARANTIA |
Lenovo | Desktop Básico Educacional | premier_br@lenovo.com Telefone / Whatsapp: 0800 7736437 | 5 anos |
Lenovo | Notebook Básico Educacional (ThinkPad L14 Gen 2) |
premier_br@lenovo.com Telefone / Whatsapp: 0800 7736437 | 5 anos |
Multilaser | Notebook Básico Educacional (Ultra UL150) | Clique aqui | 5 anos |
Positivo | Notebook Sala de Aula (Master N1110, Master N1210) | https://prodesp.positivoempresas.com.br/ | 5 anos |
Positivo | Notebook Avançado Educacional (Master N8440) | https://prodesp.positivoempresas.com.br/ | 5 anos |
Positivo | Tablet T2040B | positivo.alfa@positivo.com.br – Tel.: 0800 – 6446591 | 1 ano |
TES | Plataforma de Recarga Móvel | suporte@tes.com.br; – Tel.: 0800 7077166 | 5 anos |
MovPlan | Plataforma de Recarga Móvel | Acessar o QR Code disponível no equipamento | 5 anos |
EBN |
Notebook Sala de Aula (Chromebook Samsung XE310XBA) |
licitacao@ebnsa.com.br – Tel: 3199-7320 (ramal 7326) |
5 anos |
Multilaser | Smartphone Multilaser modelos G2 e G3 |
Clique aqui | 1 ano |
ASSISTÊNCIA TÉCNICA APÓS ABERTURA DO CHAMADO PARA O TABLET POSITIVO T2040B
TIPO DE ATENDIMENTO | ASSISTÊNCIA TÉCNICA | ENDEREÇO | UF | CIDADE |
BALCÃO | INFO WORLD COMERCIO DE EQUIPAMENTOS | RUA JOSÉ CORREIA GONÇALVES,155 | SP | SUZANO |
PROBLEMAS DE ACESSO AOS E-MAILS INSTITUCIONAIS
Procedimentos em caso de problemas de acesso nos e-mails da Microsoft (@educacao, @professor e @aluno) ou do Google (@servidor, @prof e @al):
1º Passo: Em caso de erro ao tentar acessar o e-mail institucional, deverá alterar a senha da SED (Secretaria Escolar Digital) pois as senhas dos e-mails são vinculadas diretamente com a senha na SED e, ao realizar este procedimento, caso o e-mail esteja desativado ou bloqueado, este procedimento poderá resolver.
2º Passo: Caso o passo anterior não tenha resolvido, será necessária a abertura de ocorrência no Portal de Atendimento da SEDUC (https://atendimento.educacao.sp.gov.br/) com os dados abaixo. Qualquer pessoa da escola poderá abrir a ocorrência (a pessoa que está com problema não conseguirá acessar o Portal de Atendimento):
● Informar que já tentou alterar a senha da SED, porém o problema persistiu;
● Nome completo;
● RG;
● CPF;
● Endereço do e-mail Institucional;
● Prints da telas de erros de login aos e-mails.
TUTORIAL DE ACESSO ÀS REDES WI-FI DISPONIBILIZADAS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
SEDUC-ADM e SEDUC-PED
SEDUC-TV
Atenção! Somente as TVs da LG de compra centralizada pela SEDUC. Outras TVs, somente via cabo de rede
DOCUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE REDE WIFI NA REDE ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (Roteadores Particulares)
Caso a escola queira fazer a instalação de roteadores particulares ENQUANTO não há a instalação dos Access Points oficiais da SEDUC, deverá seguir o manual de instalação e configuração. Importante! Assim que for realizada a instalação dos Access Points oficiais da SEDUC, os roteadores particulares deverão ser desligados e desativados para não causar conflito na rede.
Para configuração do roteador, seguir os itens 6.2 e 6.3.
PROGRAMA INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA
O aplicativo Censo Localiza, lançado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aprimorar a coleta de dados de localização geográfica das escolas no Censo Escolar 2018, já está disponível na Play Store, para celulares Androids, e na App Store, para Iphones. O app deve ser utilizado pelos usuários do Sistema Educacenso, responsáveis pela declaração de suas escolas.
O objetivo da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) com o aplicativo é melhorar as informações sobre a localização das escolas. Isso possibilitará o desenvolvimento de estudos e o acompanhamento de políticas públicas levando em consideração também a análise do território.
O aplicativo registra as informações de localização do GPS dos dispositivos. Para utilizar o app é necessário um celular smartphone com GPS e conexão com a internet. A marcação dos pontos da escola pode ser realizada sem acesso à internet, permitindo que o aplicativo seja usado mesmo em escolas situadas em áreas remotas ou com rede de telefonia móvel indisponível ou precária. De todo modo, os dados salvos no celular devem ser enviados ao Inep assim que o usuário tiver acesso à internet.
No momento da marcação do ponto, é fundamental que o usuário esteja em um local aberto e preferencialmente central da escola para um melhor funcionamento do GPS e precisão da informação. O Inep recomenda que sejam marcados pelo menos quatro pontos por escola para melhorar a consistência da informação. Essas marcações podem ser realizadas em dias e em condições de tempo diferentes.
Fonte : http://portal.inep.gov.br