Vimos por meio deste alertar da necessidade de vacinação contra o sarampo, para a direção das creches privadas, para crianças de 6 meses a 11 meses, devido a situação epidemiológica da doença em nosso município. Atualmente, Mogi das Cruzes vive a situação de surto ativo, e de acordo com o Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde, está sendo orientada a vacinação contra o sarampo a partir de 6 meses de idade, que será considerada uma dose adicional pela necessidade de antecipar a proteção destas crianças devido a circulação do vírus.
A vacina contra o sarampo, na rotina do Programa Nacional de Imunização a primeira dose é feita aos 12 meses de vida e um reforço com 15 meses. Porém, Mogi das Cruzes tem registrado vários casos de sarampo positivos o que nos levou a classificação de município com surto ativo, portanto, as crianças entre 6 meses a 11 meses devem procurar os postos de saúde para receber esta dose adicional, bem como reforçar para as outras crianças que eventualmente estejam com as cadernetas desatualizadas.
Importante lembrar de orientar também aos demais alunos de todas as séries e aos funcionários sobre a necessidade de atualização da vacina contra o sarampo para todos, conforme a faixa etária. Quem já tem a(s) dose(s) recomendadas não precisa receber
No pdf, abaixo desta mensagem, está a normativa que recomenda a vacinação deste grupo. E orientação da vacinação de rotina para a população geral.
É necessário levar a caderneta de vacinação aos postos de saúde no momento da vacinação, caso a pessoa não tenha este documento, poderá receber a dose necessária.
Tereza Nihei
Divisão de Vigilância Epidemiológica – Mogi das Cruzes