CONVIVA SP

O PROGRAMA

O Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a proposta de que toda escola seja um ambiente de aprendizagem solidário, colaborativo, acolhedor e seguro, na busca da melhoria da aprendizagem.

O Programa visa identificar vulnerabilidades de cada unidade escolar para a implementação do Método de Melhoria de Convivência (MMC), além de atrelar ações proativas de segurança.

O CONVIVA SP é composto por projetos e ações articuladas entre Convivência e Colaboração; Articulação Pedagógica e Psicossocial; Proteção e Saúde; Segurança Escolar.

 

OBJETIVOS PRINCIPAIS

• Estabelecer estratégias de apoio e acompanhamento às equipes docentes e dirigentes no processo ensino-aprendizagem;

• Contribuir para um clima escolar positivo por meio de ambiente de aprendizagem colaborativo, solidário e acolhedor;

• Contribuir para a melhoria de indicadores de permanência de aproveitamento escolar;

• Promover e articular a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes da rede de ensino estadual;

• Articular e fortalecer a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar, com aproximação entre os serviços de assistência e saúde mental.

(Fonte: https://efape.educacao.sp.gov.br/convivasp/)

 

MURAL CONVIVA

Com o objetivo de difundir as boas práticas realizadas pelas equipes escolares, divulgar as formações desenvolvidas pela Equipe Regional CONVIVA e  disponibilizar os diversos materiais informativos e orientadores, bem como a legislação específica em vigência, o presente mural foi organizado, de forma que todos tenham acesso e possam levar para suas escolas as práticas exitosas já desenvolvidas, além de terem acesso às diversas informações, materiais e orientações para a melhor organização dos trabalhos na escola.

Boas Práticas

Mensalmente serão publicadas as ações desenvolvidas pelas equipes escolares, que objetivam a resolução pacífica de conflitos, a promoção da paz, a manutenção dos espaços e do patrimônio escolar, a melhoria dos relacionamentos interpessoais, ou qualquer outro relacionado ao Programa CONVIVA.

Formações

A Equipe Regional CONVIVA, formada atualmente por dois Supervisores de Ensino e dois Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP) de Convivência, conjuntamente com a Equipe Central CONVIVA, vêm trabalhando na formação dos profissionais que atuam na escola a fim de possibilitar o desenvolvimento do Programa dentro da unidade escolar. Os materiais utilizados nas formações serão disponibilizados nesta pasta a fim de que todos tenham acesso e utilizem-no em suas unidades escolares.

Materiais informativos e orientadores

Os diversos materiais produzidos pela SEDUC, Equipe Central CONVIVA e parceiros, relativos ao programa CONVIVA, estarão concentrados nesta pasta e a disposição de todos.

Legislação Específica

Dentro desta pasta estarão concentrados todos os dispositivos legais que tratam do Programa CONVIVA.

 

BOAS PRÁTICAS

 

FORMAÇÕES

 

MATERIAIS INFORMATIVOS E ORIENTADORES

 

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

 

Equipe Regional CONVIVA